Comportamento formal e informal nas organizações
1.1 - DEFINIÇÃO
O Comportamento Formal ou Informal em uma empresa está relacionada à cultura local, bem como ao tipo de organização.
Resumidamente, podemos dizer que nas Organizações Formais, que são aquelas que possui uma estrutura maior e bem definida o Comportamento Formal é bem evidente. No entanto em Organizações Informais, que são aquelas de menor porte, onde o proprietário é o responsável pela administração como um todo, o Comportamento Informal mais facilmente observado.
Para chegarmos a esta conclusão foi necessário entender a Teoria Comportamental, onde se destacaram os estudiosos e autores Herbert Alexander Simon. Chester Barnard, Chris Argyris, bem como a Teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração), que surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.
Estas duas Teorias se contradizem em alguns aspectos, entretanto em nosso objeto de estudo elas se complemetam.
1.1.1 – DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA SOCIAL
Uma organização somente existe quando ocorrem conjuntamente três condições:
Interação entre duas ou mais pessoas.
Desejo e disposição para a cooperação.
Finalidade de alcançar um objetivo comum.
1.1.2 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia. Da mesma forma que uma organização tem expectativas acerca de seus participantes, quanto às suas atividades, talentos e potencial de desenvolvimento, também os