Analise Organizacional
ORGANIZAÇÃO INFORMAL
Aracy WITT
(1)
WITT, A. — Importância e aproveitamento da organização informal. Rev.
Saúde públ., S. Paulo, 3(2):203-212, dez. 1969.
RESUMO — Ao lado da organização formal, reconhece-se hoje a existência de uma organização informal bastante influente nos destinos de qualquer instituição. Há uma série de semelhanças entre os dois tipos de instituição, merecendo destaque a estrutura de relacionamentos, os sistemas de contrôle e comunicação, a existência de pessoas com autoridade, a permanência relativa de seus membros e a possibilidade de representação gráfica. Como essa organização informal é indestrutível, recomenda-se seja ela utilizada pela formal, o que, além de viável, é altamente vantajoso para a instituição como um todo.
São expostas algumas formas de estudo e utilização da organização informal.
INTRODUÇÃO
Um tipo de instituição social, bastante difundido no presente, é aquêle baseado na autoridade burocrática, também chamada racional legal. Toda a estrutura e funcionamento de tal instituição estão calcados na ordem legal, entendida esta como um sistema impessoal, consistente e intencionalmente estabelecida. Para poder funcionar, êste tipo de instituição exige a existência de uma estrutura com clara delimitação de poderes e deveres, sistema de méritos, etc.
O sistema social de saúde encaminha-se visivelmente no sentido da burocratização, o que constitui indício de modernização. Aos dirigentes dos serviços sanitários deve interessar de perto o funcionamento real daquele sistema, especialmente se atentarmos à ênfase que os pla-
nejadores do setor saúde dão ao bom aproveitamento dos recursos existentes.
Entre tais recursos, destaca-se a organização humana, cujo aproveitamento é facilitado pelas ciências sociais, que fornecem elementos valiosos acêrca do comportamento dos indivíduos que constituem a viga-mestra das organizações.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL
O