Grupos Formais E Grupos Informais
Qual a finalidade desses grupos que se formam nas organizações
Mateus Cortijo dos Santos1
Resumo: Este trabalho aborda os grupos formais, grupos informais e suas subcategorias suas características que estão inseridos em uma organização com o intuito de classificar e explicar o que são e como funcionam os grupos. Com o crescimento acelerado da sociedade, das cidades, surgem diversos tipos de grupos formais e informais dentro de organizações com um objetivo em comum. O administrador deve observar de certa forma esses grupos que surgem espontaneamente na organização.
Palavras-chave: grupos formais; grupos informais; suas subcategorias; organização.
Introdução
Desde o início o ser humano vive em grupos, e possui necessidades de se relacionar com outras pessoas, a sua existência está sempre ligada a seus semelhantes, dessa forma satisfaz suas necessidades. Podemos dizer que sempre estamos agrupados, de formas diferentes, apresentando cada qual uma característica própria, estes grupos podem ser de gostos comuns, como: torcer pelo mesmo time, ter a mesma religião, ser vegetarianos, ter os mesmos objetivos, compartilhar emoções.
Com o crescimento da sociedade, das cidades surgem diversos tipos de grupos formais e informais com um objetivo em comum. Dentro das empresas o administrador deve ficar atento, observar e de certa forma tentar controlar o surgimento dos grupos informais, já que estes grupos surgem espontaneamente com o passar do tempo. E que tem grande importância nas empresas, já que possuem características de grande importância para a organização tais como: a colaboração é espontânea, definem-se padrões de atitudes e comportamentos, Os interesses são comuns, pela necessidade de integrar pessoas novas ao grupo, etc.
Definindo e classificando grupo
Conforme Maximiano (2009), todas as organizações formam-se de um grupo de pessoas. “Um grupo é um conjunto de pessoas que têm um objetivo comum ou que