Etapa 2
A inovação esta presente diariamente no nosso cotidiano, seja no lançamento de um produto ou na sua aperfeiçoação, bem como na criação de métodos organizacionais. Assim, considera-se que a inovação é o ato de desenvolver ou aplicar melhorias em produtos ou processos.
Em relação à responsabilidade das universidades em capacitar pessoas com pensamentos inovadores, as respostas constituíram-se em que a universidade não é a responsável direta para essa capacitação, mas sim apenas apresentar propostas de estudo e desenvolvimento humano para participar do campo das inovações.
No que diz respeito ao Brasil em investir na inovação é notório que, conforme aportado na pesquisa, o ideal é o Brasil investir, porém não ser o foco principal do país.
Por fim, pode-se considerar que a inovação é importante, pois permite que as empresas acessem novos mercados, auferem receitas, bem como aumentam o ativo de suas marcas.
A inovação para a área empresarial é de extrema importância para a atual situação mercadológica, ou seja, com o mercado competitivo inovar já esta sendo considerado um ato de sustentabilidade das organizações.
As inovações empresariais consistem, primeiramente, na formalização de gestão de pessoas para após desenvolver ferramentas de estudo de mercado, sempre considerando a missão e visão da empresa em questão.
Assim, é notório que para iniciar uma inovação a empresa deverá fazer uma análise interna e externa, avaliando suas ameaças e oportunidades do mercado.