EXEMPLO DE METODOLOGIA
Existem várias classificações para as pesquisas e tais classificações dependem da visão de diferentes autores. Elas podem ser classificadas quanto à natureza, quanto aos objetivos, quanto à abordagem e quanto aos procedimentos. A classificação das pesquisas e os tipos de pesquisa podem variar dependendo da visão de cada área do conhecimento (JUNG, 2004; GARCES, 2010).
Tendo o exposto acima como base, afirmamos que este trabalho baseou-se nos seguintes tipos de pesquisa: pesquisa aplicada (quanto à natureza), descritiva e exploratória (quanto aos objetivos), qualitativa e quantitativa (quanto à abordagem), bibliográfica e experimental (quanto aos procedimentos).
O fato de haver sido desenvolvido um protótipo de um software livre que geolocalize dispositivos móveis em redes Wi-Fi, baseado na técnica de trilateração de potência, para contabilização automática do tempo de permanência de alunos em sala de aula, justifica este trabalho se enquadrar como sendo uma pesquisa aplicada.
Para Jung (2004) uma pesquisa aplicada (também chamada de pesquisa tecnológica) utiliza conhecimentos básicos, tecnologias existentes, conhecimentos tecnológicos e, como objeto, busca um novo produto ou processo. Garces (2010) completa afirmando que uma pesquisa aplicada: objetiva a aplicação dos conhecimentos básicos; pode ou não ser reservada; produz produtos, processos e patentes; gera novas tecnologias e conhecimentos resultantes do processo de pesquisa.
A primeira etapa no processo de desenvolvimento deste trabalho consistiu na revisão de literatura, dessa forma, obtivemos o “estado da arte” da área, onde adquirimos todas as informações teóricas necessárias para atingir o objetivo deste trabalho, caracterizando-se assim como pesquisa bibliográfica, que segundo Cervo e Bervian (2007, p.60), consiste:
em procurar explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e testes. Pode ser realizada independentemente ou como parte