Exemplo de metodologia científica
Gustavo Loiaconi dos Santos ¹ gustavo.loiaconi@ig.com.br
Ederaldo Godoy Junior ² godoyjr@unitau.br 1) Aluno do 3º ano A do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté 2) Professor do Departamento de Engenharia de Mecânica da Universidade de Taubaté
RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade realizar o estudo de processos de envase em uma indústria química, situada no Vale do Paraíba. Nessa empresa existem máquinas de envase automático para os produtos fabricados. Em se tratando de produtos com baixa viscosidade, ocorrem falhas de processo, denominadas de respingos, que acarretam em vazamentos nos produtos finais (bags). O objetivo final desse estudo será viabilizar soluções para a correção dessa falha de processo, melhorando assim a produtividade da linha de produção, gerando economia de tempo de produção (os produtos dos bags com vazamentos são novamente envasados) e de matéria-prima (os bags e as caixas molhadas são inutilizadas no processo), além de possibilitar um pleno atendimento aos clientes.
PALAVRAS-CHAVE: Processos de Envase Automático, Fluidos de Baixa Viscosidade, Politetrafluoretileno (PTFE)
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste em estudar o mecanismo de envase das máquinas que são utilizadas em uma empresa química do Vale do Paraíba. Nessas máquinas são envasados vários tipos de sabonetes, que possuem parâmetros variados de densidade, viscosidade e volume do produto final (800 ml ou 1200 ml). Para alguns tipos de produtos (que possuem baixa viscosidade), o pistão dosador expele respingo, que comprometem a qualidade final do produto fabricado.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Denomina-se fluido toda substância que se deforma indefinidamente quando submetido a uma tensão de cisalhamento ((), por menor que seja a intensidade desta tensão.