Grupos formais e informais
Componentes do grupo
Conflitos detectados
Administrativo
ALBA LOURENZÃO –
JOÃO MARIA LOURENZÃO –
RUI LEME
FALTA DE COMUNICAÇÃO,
GERÊNCIA SEM VOZ ATIVA, FALTA DE UNIÃO ENTRE OS ADM, SOBRECARGA EM UM DOS SÓCIOS
Operacional
LEIA JULIO JORDÃO –
ANITA TULIO JORDÃO –
ÉDER SELES
FALTA DE ORGANIZAÇÃO,
ESPÍRITO DE SUPERIORIDADE E DESCONTROLE NO USO DE MATÉRIA-PRIMA
Comercial
ELAINE VÉRNER –
LEILA XAVIER
FALTA DE COMPROMETIMENTO
Perguntas
Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?
Em 3 (Três) grupos formais:
Administrativo, Operacional e Comercial.
Como são os agrupamentos formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?
O setor de vendas pode ter conflitos entre os membros, pois como ambos integrantes faltam em excesso, o outro membro pode ficar com sobrecarga, tendo de preencher o vazio deixado pelo membro que faltou. O grupo administrativo é desunido e carente de comunicação. Já o setor operacional não tem muita afinidade entre todos os membros, pois um deles abusa do espírito de superioridade, tornando o clima pesado e complicado.
De acordo com as análises, não encontramos nenhum grupo informal.
Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.
Os conflitos entre Éder Seles, Leia Julio Jordão e Anita Tulio Jordão são impactantes e influentes na empresa. Éder tem um espírito de liderança e superioridade, causando mal estar entre os membros do grupo operacional.
O grupo administrativo também aparenta grandes conflitos, principalmente entre os sócios Alba Lourenzão e João Maria Lourenzão, que sempre estão trocando culpas e fazendo o que acham certo sem consultar o sócio. O gerente Rui Leme também acaba entrando nos problemas, pois ele acaba tendo de corrigir os problemas deixados pelos sócios, prejudicando também a sua base de trabalho.