Organizações Contábeis
Atualmente tem se notado uma proximidade cada vez maior entre os países, tanto em termos de comunicação quanto econômicos. Apesar de esse fato proporcionar muitas vantagens à sociedade, nota-se também uma dificuldade em se utilizar os benefícios proporcionados, dada em virtude da diversidade de características que cada país dispõe.
No âmbito contábil, formaram-se organismos que tem por objetivo diminuir essas dificuldades, e propõe soluções que facilitem o entendimento e utilização da contabilidade, de uma forma que, possa ser utilizada num país e compreendida em outro. O termo a que se refere tal fato é chamado de harmonização e convergência contábeis, que, apesar de criar procedimentos a serem utilizados internacionalmente, pretende preservar as particularidades que caracterizam o sistema contábil de cada país.
PRINCIPAIS ORGANISMOS MUNDIAIS E REGIONAIS RESPONSAVEIS PELA INTERNACIONALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE
AIC – Associação Interamericana de Contabilidade.
É uma organização regional da profissão contábil nas Américas, criada em 1949 com o objetivo de integrar os contadores do continente americano e representar a profissão tanto com também organizá-la de forma ética e coerente. Possui vinte e três países membros nas Américas do Norte, Central e Sul.
IASB – Colegiado de Padrões Contábeis Internacionais.
Organização que sucedeu o IASC, este criado em 1973 em um Congresso Internacional de Contadores realizados na Austrália, que contou com a participação do Canadá, França, Alemanha, Japão, México, Holanda, Grã-Bretanha, Irlanda e EUA, que juntos foram responsáveis por sua fundação. O IASB surgiu como atualização dos procedimentos padrões do IASC em abril de 2001 e possui representantes de mais de 140 de entidade profissionais de todo o mundo, inclusive o Brasil como o IBRACON e o CFC. Seus principais objetivos são desenvolver um conjunto de normas de alta qualidade, porém transparentes e acessíveis aos