Relevância das informações contábeis nas organizações
Organizações1
Tássila Raquel Mendes dos Santos2
Maria de Nazaré dos Anjos Barros3
1 DESCRIÇÃO DO CASO
A contabilidade é uma ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades. Sendo uma ferramenta de grande importância para o gerenciamento dos negócios.
É a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial
(FRANCO, 2006, p. 21).
É comum serem realizadas palestras para prestar informações sobre a contabilidade. Geralmente a maioria do público são estudantes e profissionais da área, mas também se fazem presentes empresários, que buscam maior conhecimento da área para melhorar o gerenciamento das suas empresas.
Certo empresário contábil participava de uma palestra ministrada pelo renomado professor mestre José Carlos Marion. Tendo como tema: “Contabilidade uma profissão empolgante”. No evento o professor Marion mostrava a importância da contabilidade e o campo de atuação, destacando, ainda, com fatos, a relevância dos conhecimentos contábeis para o desenvolvimento das atividades fundamentais das entidades.
No intervalo da palestra o empresário analisa um grupo de profissionais e estudantes da área contábil, conversando sobre diversos assuntos relacionados à contabilidade e que costumam sempre gerar debates. Entre essas pessoas havia um técnico em contabilidade, onde este comentava que a cada diminui a elaboração de técnicas realizadas pelos profissionais, devido o crescimento tecnológico que contribui com a automatização do sistema contábil, o jovem inclusive usou a expressão “o sistema contábil é automatizado, faz tudo!”. Todos os outros se