ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS
SANTO ANTONIO DE JESUS
2014
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS
Trabalho apresentado à disciplina de Projetos, como requisito parcial de avaliação da segunda unidade do 7º semestre do curso Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Empresariais, com a orientação da Professora Ingryd Franco.
SANTO ANTONIO DE JESUS
2014
1. Análise do meio ambiente externo
É um dos pilares do planejamento estratégico que permite a uma organização identificar oportunidades que tenha no mercado no momento, porém tem que ter cuidado com as ameaças, tendo em vista que é uma questão estratégica, pois poderá afetar seus fatores – chaves de sucesso.
Essa análise é de fundamental importância para que qualquer projeto ou planejamento tenha sucesso, e necessária que essa visão seja de forma positiva ou negativa sobre os projetos, tendo em vista que hoje em dia há muita concorrência. É relevante esse tipo de análise e nela deve ser feita de forma minuciosa e com bastante cautela, pois é algo que pode ser investigado e idealizado resultados promissores sempre, caso não seja poderá ficar mais suscetível ao fracasso.
A análise do meio ambiente serve para evitar supostos erros que possa existir em um planejamento, procurar identificar possíveis falhas da operação, mas também visa ter a noção do que o mercado necessita ou procura no momento e quais as oportunidades que existam ou venham a existir em determinada área. Percebe-se que toda operação bem gerenciada e planejada tem uma projeção de sucesso pleno de maneira a se estabelecer no mercado.
2. Finalidade
Permite a uma organização identificar oportunidades, ameaças e questões estratégicas que poderão afetar seus fatores-chaves de sucesso.
Uma vez identificadas as forças ambientais que afetarão o desempenho de uma empresa como um todo, ficará mais fácil a tarefa de minimizar o impacto e direcionar os esforços para os resultados.
Esta