Jéssica
Determinação de teor de cloretos de uma água – Método de Mohr
Realizado por:
Nome: Jéssica Ferreira, nº 13/ 2ºTAL Disciplina: Análises Químicas, Módulo 7
Professora: Mª Fátima Santos
Ano Letivo: 2013/2014
Data de realização: 3o-09-2013
Data de entrega: 07-10-2013
Índice
Introdução Teórica
Uma reação com formação de precipitado pode ser utilizada para titulação, desde que se processe com velocidade adequada, que seja quantitativa e que haja um modo de determinar o momento em que o ponto de equivalência foi alcançado. Estes métodos são conhecidos por volumetria de precipitação. Os processos mais importantes na análise titrimétrica de precipitação utilizam o nitrato de prata como reagente (processos argentimétricos). O método de padronização pelo método de Mohr baseia-se em titular o nitrato de prata com solução-padrão de cloreto de sódio (padrão primário), usando solução de cromato de potássio como indicador.
No método de Mohr, os íons cloreto são titulados com solução padronizada de nitrato de prata (AgNO3), na presença de cromato de potássio (K2CrO4) como indicador. O ponto final da titulação é identificado quando todos os íons Ag+ tiverem se depositado sob a forma de AgCl, logo em seguida haverá a precipitação de cromato de prata (Ag2CrO4) de coloração marrom-avermelhada, pois, o cromato de prata é mais solúvel que o cloreto de prata.
NaCl + AgNO3 →AgCl + NaNO3
2 AgNO3 +K2CrO4 →Ag2CrO4 +KNO3
Objectivo
O objectivo do protocolo experimental é o de determinar o teor de cloretos de uma água, recorrendo ao método de Mohr, volumetria de precipitação com utilização de uma solução padrão de nitrato de prata.
Material de laboratório
Bureta 50ml
Erlenmeyer 250ml
Funil
Pipeta de 50ml (±0,53ml)
Pipita graduada 10 ml (
Pompete
Suporte universal
Amostra
Água
Marca: Água de Nascente
Cl- = 26mg/L pH= 6,4 sem NaOH com cor esverdeada / pH= 8,0 com NaOH com cor azul intenso