Organização o do território
Divisão espacial da população brasileira e conflitos em terras indígenas
Território muito extenso e realidades muito diferentes (vegetação, clima, relevo).
O território do Brasil foi organizado, planejado, ocupado, integrado em diferentes momentos, em diferentes lógicas.
Característica mais marcante da organização do território: ocupação litorânea.
O Brasil surge em um contexto de grandes navegações, em que o contato feito entre colônia e metrópole era sempre feito através de embarcações. Desse modo, as cidades litorâneas eram as mais importantes, porque nestas era realizado o contato externo. Além disso, a extensão brasileira, a dificuldade de se adentrar em certos pontos, culminava em uma ocupação extremamente litorânea, que é revertida até os dias de hoje (mancha populacional no litoral).
A vegetação mais desmatada do Brasil é a Mata Atlântica, pois, hoje, a população brasileira está onde a Mata Atlântica desenvolvia-se (presença da população brasileira no litoral).
Transformações no território brasileiro e seus impactos
A fronteira agrícola se dirige para a Amazônia, esse é uma dos pontos mais importantes da atual formação territorial, ou seja, um território muito extenso com áreas ainda muito pouco integradas. O fato de existir áreas pouco integradas torna-se uma preocupação, tanto do ponto econômico (pois poderia aproveitar), ambiental (pois deveria estar protegendo), populacional (porque existem grandes centros muito aglomerados, sofrendo de macrocefalia), quanto do ponto estrutural (pois é preciso tornar essa área integrada, através de energia, de transporte, de produção). Hoje, a área que mais vêm se integrando, que vêm apresentando um crescimento econômico interessante, mas que ainda apresenta muitos espaços isolados é a região amazônica.
Integração nacional e o papel da telefonia
Charge: região sul do Brasil sendo conectada à região norte. Integração nacional pela telefonia.
Texto da charge: o Brasil pode chegar a áreas