Territorio e territorialidade
Conceitos Básicos
Prof. Dr. Haruf Salmen Espindola Espaço e Espacialidade • Espaço é o conceito abstrato que se refere ao meio de coexistência dos objetos físicos, mas que não existe em si mesmo; • O espaço é produzido pela relação que se estabelece entre os corpos (objetos): a essa relação chamamos espacialidade: • A espacialidade abarca o que é próprio da extensão: forma, posição, distância, direção e conexões entre os objetos. Contigüidade e Reticularidade • A contiguidade é uma propriedade do espaço: continuidade, proximidade, adjacência, vizinhança, contato. A contiguidade refere-se a: ₋ Superfície com sua forma, objetos, conexões entre objetos, movimento dos corpos e obstáculos ao movimento; ₋ Localização que é a posição e distância (proximidade: afastado/arredor-vizinhança, longe/perto,), – Campo, onde os eventos se sucedem; • A contiguidade (limites da extensão) pode ser quebrada pelas novas tecnologias que possibilitam as conexões em rede – reticularidade.
Quais os tipos de Processo social? ₋ Resultado de ação espontânea de agentes sociais, numa situação na qual não existe agente dirigindo o processo social. Exemplo: mercado. ₋ Resultado da ação consciente visando objetivos preestabelecidos por uma agende capaz de planejar e dirigir o processo social. Exemplo: grande investimento de capital (por empresa ou pelo Estado).
Processo Social e Processo Natural • A configuração natural (relevo, clima, hidrografia, vegetação etc.) contribui para especificar/particularizar a configuração espacial, mas isso não significa, de nenhuma maneira, que produza a organização espacial. São os processos sociais que produzem a configuração espacial porque são criadores de estruturas sociais, dos meios de produção e das relações sociais, conforme o estágio de desenvolvimento econômico, o sistema político e a cultura. • Portanto, é a compreensão dos processos sociais que dão sentido a um determinado espaço e permite identificar e explicar uma organização espacial.