Organização e metodos
A departamentalização territorial: Vantagens: Permite fixar a responsabilidade de lucro e desempenho, com ênfase no comportamento regional, encoraja os executivos a pensarem em termos do sucesso local, atende rapidamente as necessidades territoriais; Desvantagens: o enfoque territorial da organização pode deixar em segundo plano a coordenação tanto dos aspectos de planejamento, execução ou controle da organização como um todo, em face do grau de autonomia e liberdade das regiões ou filiais.
A departamentalização por clientes: Consiste em agrupar as atividades de tal modo que elas focalizem um determinado uso do produto ou serviço. É usada principalmente no grupamento de atividade de vendas ou serviços. A principal vantagem da Departamentalização de cliente é a adaptabilidade uma determinada clientela. As desvantagens são: Dificuldade de coordenação, subutilização de recursos e concorrência entre os gerentes para concessões especiais em benefício de seus próprios clientes.
A departamentalização por processos: É o agrupamento de atividades que se centralizam nos processos de produção ou equipamento. Vantagens: Maior especialização de recursos alocados, possibilidade de comunicação mais rápida de informações técnicas. Desvantagens: Possibilidade de perda da visão global do andamento do processo, flexibilidade restrita para ajustes no processo.
A departamentalização por produtos e serviços; As principais vantagens: Pode-se dirigir atenção para linhas especificas de produtos ou serviços, a coordenação de funções ao nível da divisão de produto torna-se melhor, pode-se atribuir melhor a responsabilidade quanto ao lucro, facilita a coordenação de resultados, propicia a alocação de capital especializado para cada grupo de produto, propicia condições favoráveis para a inovação e criatividade. Desvantagens: Exige mais pessoal e recursos de