Artigo rio + 20
A Sustentabilidade esta relacionada com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana e vinte anos após a Eco92 os Países voltaram a discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu na cidade de 13 a 22 de junho, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.
2 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. Em outras palavras, é o equilíbrio na convivência entre o homem e o meio ambiente. Isso significa cuidar dos aspectos ambientais, sociais e econômicos e buscar alternativas para sustentar a vida na Terra sem prejudicar a qualidade de vida no futuro.
Recentemente foi realizado no Rio de Janeiro - RJ a Rio +20, que teve como proposito discutir diversos acordos políticos para elevar o nível de qualidade de vida do ser humano e preservar o meio ambiente. Novas metas e objetivos deveriam ser decididos, porém não sabemos se serão cumpridos, já que vivemos em um mundo capitalista e no atual momento a preocupação maior é a crise mundial. Na Rio+20, assim como ocorreu na Rio-92, espera-se pensar o futuro e formular um plano para que a humanidade se desenvolva de modo a garantir vida digna a todas as pessoas, administrando os recursos naturais para que as gerações futuras não fossem prejudicadas.
Logo agir de forma sustentável vai mais além do que apenas cuidar do planeta atual. Utilizando procedimentos de gestão dos processos de informação e inteligencia competitiva, podemos enxergar o futuro, prevendo suas necessidades. Vivemos em uma sociedade do consumo a qual criou um sistema de falsas necessidades que, muitas vezes, não observam quais são os reais elementos fundamentais