organização e metodologia
Sumário
Sumário 2
1 Introdução 3
2 Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 4 2.1 Atribuições do MEC. 4
2.2 Vantagens e Desvantagens o Ensino Fundamental de Nove Anos 5
4 Organizações auxiliares da sala de aula 7
4.1 Como funciona 8
4.2 ORGANIZAÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA 9
4.2.1Associação de Pais e Mestres 9
4.3 Entrevista feita com uma das integrantes da APM 10
5 Projeto político pedagógico como estratégia para o desenvolvimento curricular da escola. 11
Conclusão 16
Referências Bibliográficas: 17
1 Introdução
Analisando o cenário da Educação Brasileira, é perceptível a necessidade de reformas. O Ensino Fundamental como parte, destaca-se nessa proposta, pois é, a base da formação escolar.
Este projeto aborda questões envolvidas no processo de reparos nessa área; que inclui ações diretas do Ministério da Educação.
A mudança principal e mais característica é o acréscimo de um ano ao antigo modelo do Fundamental, totalizando nove anos.
É sabido, contudo, que toda mudança traz desafios, desvantagens financeiras, sociais, culturais e emocionais no caso do ensino infantil. Lidar com os pontos negativos traz luz para os positivos, que dão margem à soluções.
Ao ler as linhas a seguir você será capaz de entender as relações entre toda a estrutura pedagógica, que entrelaça projeto politico, organização escolar, associação de pais e mestres, capacitação de profissionais, entre outras facetas.
Seja inserido nesse cenário.
2 Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A Educação Brasileira vive de reformas quando então deveria haver é uma “revolução na educação”. O “futuro” depende da “educação” de hoje. (Alexandre Garcia) A “Educação” “faz” cidadãos, mas não uma “educação” qualquer e sim, uma “Educação” de qualidade. O sonho de muitos governantes e cidadãos é o resgate