toxicologia
RESPOSTA:
1- A Toxicologia ambiental: Área que estuda os efeitos nocivos causados em organismos vivos por substancias químicas presentes no meio ambiente.
Seus agentes tóxicos: são benzeno, mercúrio, monóxido de carbono. Toxicologia ocupacional: trata das substancias químicas encontradas no ambiente de trabalho, importante no dia a dia, estuda o reconhecimento avaliação e controle dos riscos ocupacionais e estresse originados em um local de trabalho que pode causar doença, comprometimento da saúde, do bem estar.
Toxicologia de alimentos: Estuda os efeitos nocivos decorrentes da utilização de aditivos e da presença de resíduos de contaminantes em alimentos.
Agente toxico: metais e aditivos.
Toxicologia social: estuda os efeitos nocivos decorrentes do uso não medico de fármacos ou drogas que causam danos não somente ao individuo como também a sociedade.
Agentes tóxicos: opióides, psicoestimulantes, depressores do SNC, etanol, inalantes, tabaco.
Toxicologia de medicamentos e cosméticos: estuda seus efeitos podem ser tóxicos em altas doses.
Uma substancia pode ser enquadrada em mais de uma área dependendo do contexto mais não necessariamente em todas.
2-Antidoto é uma substância que reverte à intoxicação. Alguns antídotos podem ser tóxicos mais ao mesmo assim são utilizados por ser menos toxico do que a agente intoxicante e o quadro de intoxicação gera.
Exemplos:
NaloxonaÉ um antidoto dos opióides seu mecanismo de ação é ser antagonista dos opióides.
Cloreto de cálcio É o antidoto do bloqueio de canais de cálcio e seu mecanismo de ação e reverter à depressão da contratilidade cardíaca.
Etanol Antidoto do metanol e seu mecanismo inibe e seu mecanismo de ação na competição e formação de metabolitos tóxicos.
3-A pele é um órgão de absorção podendo ser tópico ou sistêmico dependendo da sua integridade, da umidade, calor e a sua superfície de contato, sendo que o agente toxico tem que ser lipossolúvel possuir baixo