Organização Soacial do Trabalho
Resp. O trabalho é o ato de o homem agir sobre a natureza, transformando-a em razão das suas necessidades. Nesse sentido, a essência do homem é construída pelo próprio homem. Sua essência é o trabalho, pois o homem precisa trabalhar para produzir suas condições materiais de existência. Por esse motivo, Saviani acredita que o trabalho define o homem em sua totalidade.
2. Como o trabalho se organizava socialmente no período das Teorias Organizacionais: Clássica/Científica e Comportamentalista?
Resp. Na Teoria Organizacional Clássica / Científica o trabalho se organizava em uma estrutura hierárquica, que traduzia uma cadeia de comando clara, revelando uma orientação de natureza militar. Contudo, considerava que a função de gestão estava presente em todos os níveis hierárquicos, crescendo a sua importância nos níveis mais elevados. A função de gestão teria um papel de coordenação das cinco restantes, envolvendo prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Na Teoria Organizacional Comportamentalista o homem passa ser interpretado como um ser passivo de aprender e mudar suas atitudes. Seu comportamento é orientado para objetivos, podendo cooperar com os outros indivíduos, quando for importante para o alcance dos objetivos do esforço coletivo, ou ainda pode competir com os outros, quando ocorre uma disputa.
3. Aborde, segundo o seu entendimento, a questão da precarização do trabalho sob a égide do modo de produção Toyotista - modo de produção flexível.
Resp. Embora possa parecer que o modo de produção Toyotista valorize mais o trabalhador do que os modelos Fordista e Taylorista, tal impressão é uma ilusão. Na realidade o que ocorre é o aumento da concorrência entre os trabalhadores, que disputam melhores índices de produtividade entre si, tais disputas sacrificam cada vez mais o trabalhador e tem como consequência, além do aumento da produtividade, o aumento do desemprego. Então, a lógica do