Contemplar os aspectos histórico/ filosóficos/psico-sociais do período de 1940 à 1960 do brasil
SERVIÇO SOCIAL
ANA PAULA DA SILVA PINTO
a trajetória do serviço social no brasil – capitulo II -
Santa Luzia/MG
2011
ANA PAULA DA SILVA PINTO
a trajetória do serviço social no brasil – capitulo II -
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Filosofia; Psicologia geral; Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social I Seminário Temático II, Sociologia.
Orientadores : Marcia bastos, Lisnéia Rampazzo, Ardaly Rosana, Sergio de goes.
Santa Luzia/MG
2011
Sumário
INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4
CONCLUSÃO..............................................................................................................8
REFERENCIAS...........................................................................................................9
Introdução
Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
Quando se coloca em discussão a denominada questão social, dois elementos surgem em destaque: o trabalho e o capital. A resposta desse conflito, vai depender da maior ou menor importância que se atribui a um ou outro. Para entender melhor essa problemática, considera-se, de início, o trabalho humano, destacando as relações sociais que se desenvolvem no sistema produtivo.