RESPONSABILIDADE SOCIAL
A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações. Infelizmente as razões por trás dessa responsabilidade não interessam somente ao bem estar social, também envolve melhor desempenho nos negócios. Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas, o mercado deve agora prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas só têm a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos. A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva, não somente ao produto final. Deve ser avaliado por fatores ambientais e sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, os consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.
O conceito de desenvolvimento sustentável esta diretamente relacionada a esse processo, responsável com a relação entre o meio-ambiente e à sociedade, não só garante a não escassez de recursos naturais, como o desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, pode promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais.
A globalização traz consigo demandas por transparência. Não mais bastam os livros contábeis. Empresas são obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para prevenção ou compensação de acidentes, muitas empresas já o fazem em caráter voluntário.
O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL