Organização sistemas e metodos
2) Através do trabalho o homem transforma a natureza para produzir sua existência e não se adapta a ela para sobreviver como os outros animais, está na atividade do trabalho a constituição do ser humano, sua matriz de formação está na produção de sua existência. Mas estes pressupostos são atravessados pela organização social, econômica e política da sociedade que divide os indivíduos em classes, os detentores dos meios de produção e da terra e os que vendem sua força de trabalho para sobreviver.
3) A alienação do trabalho se da quando os burgueses (classe dominante), possuem os meios de produção e o proletariado (classe dominada) não possuindo esses meios de produção se veem obrigados a vender sua forca de trabalho para sobreviver pois não possuem meios de produção portanto, se não venderem sua forca de trabalho morrem de fome. A decorrência disso é a má distribuição da renda, ou seja, uma grande maioria (proletariado) com quase nada, e a menor parte da população (burgueses) com maior parte de toda riqueza existente no planeta criando assim as chamadas classes sociais.
4) Marx distingue o trabalho abstrato e o trabalho útil (ou concreto). O trabalho útil produz valores de uso e existe em qualquer sociedade, mas no capitalismo existe na forma de trabalho abstrato, trabalho abstraído de suas especificidades, trabalho que produz valor. A distinção entre trabalho abstrato e trabalho útil é essencialmente a mesma que a distinção prévia entre trabalho alienado e atividade vital consciente. O trabalho