organização racional do trabalho
a) Analise dos Tempos e Movimentos:
Consiste no estudo do tempo e dos movimentos que os operários necessitam para executar suas tarefas, e qual é o melhor método para que isso aconteça de forma eficiente.
Exemplo: Uma fábrica de chocolates possui cinco funcionários para embalá-los. Cada um coloca os bombons dento da caixa e à lacra, mas com o passar do tempo, o gerente percebeu que se cada um colocasse um chocolate dentro da cada caixa, e uma última pessoa ficasse encarregada de lacrar a caixa, se perderia bem menos tempo, assim a produção ficaria maior.
b) Estudo da Fadiga Humana:
Estuda que a fadiga humana para o operário, diminui sua produtividade, a qualidade de seus serviços e aumenta as doenças. Consiste também em eliminar movimentos não usados em determinada tarefa, executar movimentos utilizados, com redução de esforço e tempo. Conceder aos movimentos uma série certa, com economia de movimentos.
Exemplo: Uma pessoa trabalha numa empresa têxtil, onde costura várias horas por dia com o mesmo movimento. Essa pessoa começou a faltar em seu trabalho por estar com dores no braço, e na coluna. Seu chefe, percebendo que aquele funcionário faz falta para a produção, resolveu mudar o método de trabalho daquele funcionário, permitindo que ele realizasse outro tipo de atividade, que não o prejudicasse tanto.
c) Divisão do Trabalho e Especialização:
Dividir o trabalho e fazer com que o operário se especialize em determinada tarefa, a fim de aumentar sua produtividade e em decorrência disso, sua eficiência.
Exemplo: Numa linha de montagem automotiva, cada funcionário desempenha a mesma tarefa, mas seria mais produtivo se cada um se especializasse em uma parte do automóvel, para que se pudesse aumentar a produção daquela empresa, fazer com que o funcionário se especialize e se torne mais eficiente naquilo que faz.
d) Desenho de Cargos e Tarefas:
Desenho de cargo é a especificação de tarefas, maneiras de executar essas