Organização Intelectual
Para entender o processo de organização e adaptação intelectual descrito por Piaget, é necessário inicialmente conhecer quatro conceitos básicos da sua teoria: esquema, assimilação, acomodação e equilibrarão.
Para compreendermos a teria de Piaget em relação ao processo de desenvolvimento da inteligência, devemos observar alguns conceitos piagetianos fundamentais: Esquema Estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intectualmente se adaptam e organizam o meio. Eles não são objetos reais visíveis, são vistos como conjuntos de processos dentro do sistema nervoso.
Quando nasce, a criança apresenta poucos esquemas e na medida que se desenvolve vai continuamente construindo novos a partir do confronto com novos estímulos, de modo a dar conta das mudanças de classificação. Ao se deparar com um novo elemento, ela não consegue perceber as diferenças entre esse e um outro similar já pertencente a seu esquema, mas percebe suas semelhanças e atribui ao novo elemento a classificação do outro.
Os esquemas são estruturas intelectuais que organizam os eventos como eles são percebidos pelo organismo e classificados em grupos, de acordo com características comuns.
De acordo com Piaget, ao nascer a criança possui o esquema reflexo de sugar global e único. O bebê suga tudo que lhe é colocado na boca, conduzido por dois esquemas de sugar: um para os estímulos que produzem leite e outro para os estímulos que não produzem leite, sendo esses esquemas ainda basicamente de natureza reflexa, não sendo ainda mentais, como sugere o termo.
As