Organização industrial
2) O modelo descrito na questão um pode ser usado para representar as diversas operações de uma empresa? Dê exemplos definindo a operação, o (s) input(s) e o (s) output (s).
Sim. Ex
2) Uma vez que todas as operações de uma organização são similares em relação ao modelo genérico de transformação, como diferenciá-las?
Volume de recursos de saída: volume alto associa-se a custo baixo;
Variedade de produção de outputs: baixa variedade associa-se a custo baixo;
Variação da demanda: variação baixa associa-se a custo baixo;
Grau de visibilidade (contato com cliente); baixa visibilidade associa-se a custo baixo.
4) Quais são as implicações de um alto volume de produção para a operação produtiva? Essas implicações podem direcionar a estratégia de produção da empresa? Dê um exemplo.
A questão é como a produção está organizada para o grau de repetição das tarefas inseridas no processo; neste aspecto a especialização torna-se fundamental, tanto do executante quanto dos equipamentos utilizados possibilitando a sistematização da produção. Contudo, há uma implicação em destaque: é a obtenção de custos unitários baixos: os custos fixos de produção são diluídos em grande número de produtos e serviços. Essas implicações têm papel fundamental na estratégia de produção da empresa, como exemplo, uma fábrica de calçados: geralmente, o processo produtivo está diretamente ligado ao lote demandado. Neste caso, a produção é organizada conforme a especialização dos funcionários, setores e disposição dos equipamentos, definindo assim o lay out mais adequado que pode ser exemplificado com o seguinte cronograma: corte do tecido, costura, arremate,formato,tamanho
5) Quais são as implicações de uma alta variedade de produção para a operação produtiva? Essas implicações podem direcionar a estratégia de produção da empresa? Dê um exemplo.
Quando se tem uma alta