Organização formal da escola
ORGANIZAÇÃO FORMAL DA ESCOLA INTRODUÇÃO
A organização escolar é vista como uma cultura, ou um conjunto de valores, crenças, ideologias, normas, regras, representações, rituais, símbolos, rotinas e práticas, apresentando também reflexos das culturas nacionais/globais. É vista, assim, não apenas como reprodutora das orientações normativas determinadas a partir do centro (do sistema educacional), mas também como articuladora (perifericamente), como centro de decisão política e de autocontrole, ainda que nem sempre de forma estável e homogênea.
Por apresentar uma estrutura de acordo com normas e regulamentos escritos, nos quais se estabelece uma hierarquia de autoridade e as responsabilidade são claramente definidas, a escola é tida como uma organização formal. No entanto é visível aos olhos de um observador, por menos atenciosa que seja sua observação, que a escola, enquanto organização inclui vários grupos informais e espontâneos, como grupo de alunos, de funcionários, de professores, esses grupos fazem parte de qualquer escola e com certeza tem grande influência sob sua organização.
Sendo assim a escola é considerada como uma organização tanto formal quanto informal. Porém este trabalho analisa como as escolas estão desenvolvendo sua prática organizacional formal , entre o cumprimento normativo e a proposição organizacional particular, o que, compreendemos, não se configura de forma homogênea, havendo variação conforme suas singularidades, conforme a subjetividade dos agentes, conforme a cultura de cada unidade. A organização escolar difere segundo as formas de ação e interação encontradas pelos sujeitos e pelos grupos na escola.
ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA
A análise da escola como Organização baseia-se nos aspectos específicos da estrutura administrativa da escola, na interação lingüisticamente