Comunidade escolar
A comunidade escolar não é só formada por seus funcionários e alunos, mas sim de todos que atuam diretamente ou indiretamente no ambiente escolar.
É extremamente importante a participação da comunidade na escola, pois assim estarão á par dos problemas e dificuldades que se passa a instituição. O conselho escolar é um meio para saber como está o funcionamento do colégio, pois é no conselho que se aborda temas como; planejamentos, desenvolvimento dos alunos, novas propostas, debates, etc.
A participação dos pais na escola é fundamental, pois suas propostas e opiniões tendem a contribuir para um melhor funcionamento, podendo influenciar o destino da instituição.
Segundo o Artigo 53 da Lei numero: 8.069/90,Estatuto da Criança e do Adolescente: “é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar das propostas educacionais.”
O diretor é um membro fundamental na comunidade escolar, pois dirigir uma escola requer muita atenção do gestor, visto que são múltiplas as suas funções, como elaborar o calendário escolar, de acordo com a Secretaria de Estado e Educação, garantir a participação da comunidade na escola, identificar problemas e buscar soluções, etc.
Para que haja uma boa gestão, é necessário o diretor saber incumbir e conduzir, pois é comum o gestor tornar-se opressor, devido á tantas responsabilidades, podendo até interferir no modo do professor atuar. Segundo Dinair Leal da Hora: “Para se manter no cargo, mergulha na ação centralizadora e autoritária que lhe permite o controle e a fiscalização das atividades, desenvolvendo um modo de organização que acaba por separar a concepção da execução, fazendo com que o professor tenha a sua ação fragmentada, obrigando-o a realizar uma atitude pedagógica planejada por técnicos ou especialistas em educação que são responsáveis também pelo seu controle.” (1994, p. 19)
Outro integrante de grande importância