Comunidade escolar
OBJETIVOS:
Geral:
Priorizar a transparência na prestação de contas e em todo processo de tomada de decisões e gestão dos recursos financeiros do PDDE , visando a melhoria de sua infra-estrutura física e pedagógica.
Específicos:
Identificar, através da comunidade escolar, as necessidades da escola;
Desenvolver a cidadania, o controle social e a criatividade para empregar os recursos com qualidade e responsabilidade;
Facilitar o processo de compreensão de funcionamento da prestação de contas, da utilização dos recursos do PDDE do PDE e das ações do FNDE;
Conhecer as entidades e instituições representativas, bem como os membros que as representam oficialmente;
Desenvolver habilidades que possibilitem resolver problemas na prestação de contas;
Reconhecer que o processo de execução do PDDE é feito em regime de parcerias;
Possibilitar a participação coletiva para que a gestão seja democrática;
Gerir com democracia, autenticidade e responsabilidade os recursos oriundos do PDDE.
SUJEITOS:
Escola, colegiado escolar, gestores, professores, grêmio estudantil, secretário escolar, tesoureiro, representantes da comunidade escolar.
SITUAÇÃO PROBLEMA:
Os problemas existentes na escola e comunidade escolar no geral, na sua maioria devem-se ao desvio de recursos de custeio e de capital. Os recursos são mal administrados e como em toda e qualquer instituição pública não há fiscalização nem cobrança por parte de órgãos superiores executores.
A comunidade escolar é passiva e desconhece o montante dos recursos e para que seja destinado. Como em qualquer órgão, escola, associação, agremiações, geralmente os representantes não socializam com seus membros como, quando e com quanto à instituição é beneficiada com os recursos do PDDE, PDE e outros.
A comunidade escolar, mesmo os mais próximos (que estão dentro da escola) não tem participação no planejamento e nas decisões de como investir