Sensores de força e pre
Uma tensão relativa ε produz uma mudança relativa na resistencia do strain gauge (medidor de tensão) de ∆RR=k.ε, com k≅2. Esta mudança na resistência provoca uma mudança no sinal de saída do quarto de ponte: VaVe=14 ⋮ ∆RR=0,5 .ε
Uma ponte não é normalmente equilibrada, o compensador de zero do amplificador de medição ajusta o sinal de erro inerente à ponte de medição, permitindo assim o medidor exibir 0v no estado descarregado. A amplificação do sinal da ponte permite assim ficar livre de problemas de medição e exibição do sinal.
Para obter valores significativos na medição o sensor de força do braço de deflexão é ligado ao amplificador de ponte e o amplificador é ajustado para esse sensor.
A razão para o sinal de tensão da ponte desviando de 0v ser o menor desvio dos resistores de ponte individuais (strain gauge e resistências fixas) vem do valor da resistência nominal; mesmo no caso de resistências fabricadas com muita precisão existe uma flutuação de alguns décimos. O sinal de tensão resultante disto no circuito da ponte é muito menor e devido a grande amplificação de sinal, este desvio a partir do ponto zero pode ser visto claramente.
Cálculo do amplificador de saída com tensão V0:
V0= a . VE. 0,25 . ∆RSGRSG (em Volts) a = fator de amplificação do amplificador de ponte
VE= tensão da ponte (5V)
∆RSG= Variação da resistência do medidor de tensão (0,2 Ohm - valor hipotético)
RSG= Resistência do medidor de tensão sem carga (350 Ohm)
No lado de tensão, o strain gauge é esticado e sua resistência aumenta. Devido a esta mudança de resistência a queda de tensão aumenta em todo o strain gauge. O sinal de milivolt resultante desta é amplificado para o range volt no amplificador de sinal.
Calibração de um sensor de força utilizando um circuito de 1/4 de ponte
A calibração é feita utilizando pesos conhecidos, por causa da