Sociologia
a) isolamento social;
b) comunicação interativa;
c) interacionismo simbólico;
d) código não-verbal;
e) consciência coletiva.
As discussões teóricas sobre classes sociais correspondem a um enfrentamento ou combinação de modelos "marxistas" e "weberianos" de desigualdade. Entre os primeiros, existe um embate particularmente determinado pelo fato de que:
a) Weber formulou tipos ideais de dominação;
b) o capitalismo se estrutura na desigualdade;
c) os neomarxistas ignoram a idéia de classe;
d) não há definição formal de classe em O Capital;
e) a "nova classe média" elimina discussões.
Acerca da divisão social do trabalho proposta por Durkheim, julgue os itens que se seguem.
V F
a) No processo da evolução social - que passa do estágio inicial denominado solidariedade orgânica para outro, mais complexo -, a sociedade modela o comportamento social do homem.
b) A solidariedade do tipo mecânica é a mais simples e se forma pela igualdade: os indivíduos vivem em comunidade porque partilham de uma consciência coletiva comum.
c) Nas sociedades embasadas na solidariedade mecânica, há predomínio do indivíduo sobre o grupo, cuja identidade se cria na família, na religião, na tradição e nos costumes.
d) A sociedade evolui a partir de seu crescimento quantitativo (volume) e qualitativo (densidade material e moral). Essa evolução gera um processo de especialização de funções.
e) A divisão social do trabalho é, para Durkheim, um novo mecanismo de integração social, na medida em que as diferenças sociais dão origem à solidariedade orgânica, na qual os indivíduos se unem pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência.
Acerca das contribuições de Max Weber à sociologia, julgue os itens a seguir.
V F
a) Para Weber, o cientista, como todo indivíduo em ação, atua guiado por seus motivos, sua cultura e suas tradições.
b) Marx entende o