organização economica
Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium
05899129-1A4B-446E-9E28-14B583C6FA05
PAPER 1
Organização Econômica
Socialismo
Capitalismo
Sistemas Híbridos
Prof. Ms. Carneiro, Alberto Alves
Ano 2015
Paper 01. Organização Econômica Socialismo, Capitalismo e Sistemas Híbridos ( Neo )
Nota básica: WIN-GJWY3C-3CDEHX
O assunto que será abordado neste paper, pode, a princípio, transparecer uma proposta nula e sem caráter científico, mas muito pelo contrário, o conhecimento da origem, da formação e da evolução do pensamento econômico nos leva a refletir e formar opiniões críticas do momento que estamos vivendo, considerando que a ciência econômica, nunca, jamais se prescindiu de estar ao lado, passo a passo, da “ intolerante “ ciência política, eminentemente, criada pelas indissiocracias do pensamento humano.
1. Socialismo
Como assinala Lange ( 1967 ), “ os fundadores do socialismo científico, Karl Marx e Frederick Engels, dedicaram todos os seus esforços à análise da economia capitalista e só fizeram umas poucas observações altamente generalizadas sobre a economia socialista. Por uma questão de princípio, recusaram-se a examinar o problema mais detalhadamente, talvez com receio de que seus escritos recebessem o rótulo de utopias ”. Aliás, como pondera outros pensadores da época, é mesmo difícil encontrar nas obras de Marx referências diretas à planificação global ( sistema econômico socialista ). Marx, aliás, no posfácio do primeiro livro de seu Das Kapital ( 1867 ), recusou-se a formular receitas para as organizações sociais do futuro.
O que os socialistas desejavam explicitamente era a eliminação da propriedade privada dos meios de produção. O móvel predominante da atividade seria o suprimento das necessidades da coletividade e não lucro, instituição básica do capitalismo. A desigualdade na repartição da riqueza seria sensivelmente atenuada através da eliminação das rendas das propriedades e,