Organização do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
VALÉRIA CRISTIANE DE MOURA OLIVEIRA
TRABALHO DE AVALIAÇÃO 2 – MÓDULO 5
TEMA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Contagem
2008
valéria cristiane de moura oliveira
TRABALHO DE AVALIAÇÃO 2 – MÓDULO 5
TEMA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia 5 da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – Módulo 5.
Orientador: Prof.ª Edilaine Vagula Tutora de sala: Danielle Carvalho Pires. Turma: Tutora eletrônica: Luciana Cristina Stecanelli
Contagem
2008
As conseqüências do erro
O castigo como forma de ensino, tem gerado muitas polemicas. Vimos casos de colegas educadores que não aceitam o erro dos seus alunos. Como se o erro fosse coisa de outro mundo. Com isso apelam para o castigo que hoje não são noticias, mais sabemos que ainda acontecem de alunos que são ofendidos na presença dos amigos de sala, e são colocados assentados em uma cadeira que só trocou de nome “cadeira do pensamento” ou até mesmo expulsão de sala de aula. Expondo ao aluno de ser ridicularizado na frente dos seus amigos por não saber.
O anseio por ter errado leva ao total desespero por mais que não seja aparente, pois o castigo age mais na área psicológica do que na área física impedindo de produzir, gerando uma falta de controle sobre os sentimentos e desejos, desmotivação por aprender. As conseqüências causadas pelo medo do castigo tem sido uns dos grandes problemas da educação, por causa dele alunos tem deixado a escola, por não conseguirem alcançar a nota necessária para serem aprovados.
O erro propriamente dizendo não se trata da falta de inteligência mais sim do descuido. Se tratarmos o erro como uma