Blu-ray
A tecnologia Blu-ray é o padrão de disco óptico que veio com a proposta de substituir o DVD, tanto em reprodutores de vídeo quanto em computadores e games. As medidas de um disco Blu-ray são as mesmas que as dos CDs ou DVDs.
A única diferença é que essa mídia pode armazenar volumes muito maiores de informações, isso permite que os filmes venham com imagens em alta definições.
O blu-ray é usado para aplicações de vídeo e armazenamento em geral, com uma capacidade que pode guardar até 25 GB de dados, contra 4,7 GB do DVD. Há também uma versão com dupla camada que pode armazenar 50 GB de dados. E no ano passado já foi apresentado discos Blu-ray que podem chegar a 128 GB de capacidade.
Porque o nome Blu-ray
A idéia do nome era para ser “Blue-ray” , Traduzindo “Raio Azul” , esse nome foi dado porque o feixe dos dispositivo responsáveis pela leitura dos discos é azul violeta, ao contario do CD e do DVD que é vermelho, então o motivo da mudança do nome era porque a expressão Blue-Ray e bastante utlizada, o que impediu o seu registro então o nome completo para mídia é Blu-ray Disc.
O CD Blu-ray pode ser Regravados ?
Sim, assim como o CD e o DVD, há discos Blu-ray que pode ser gravado e regravados. Existem três características de mídias Blu-ray:
BD-ROM é a versão que sai de fabrica já gravada e não permite a regravação.
BD-R é a versão que pode ser gravada apenas uma vez.
BD-RE é a versão que pode ser gravada e regravada.
Velocidade
A velocidade de transferência de dados na gravação depende muito do aparelho. A menor velocidade de transferência é de 1X mas é possível obter uma taxa de transferência de 36 Mbps ou seja cerca de 4,5 megabytes por segundo. No entanto devemos prestar bem atenção na hora de escolher um aparelho Blu-ray.
Um exemplo para sabermos a velocidade de um aparelho e multiplicar a velocidade dele por 36, então se um aparelho é de 8X se multiplicarmos por 36 será igual a 288 Mbps.
A taxa de transferência