Introdução do blu-ray
O Blu-ray é o padrão de disco óptico que veio com a proposta de substituir o DVD, tanto em reprodutores de vídeo quanto em computadores. As medidas de um disco Blu-ray (ou BD, de Blu-ray Disc) são as mesmas que as dos CDs ou DVDs, no entanto, essa mídia é capaz de armazenar um volume muito maior de informação, permitindo que a indústria ofereça filmes com imagens em alta definição e recursos extras bastante interessantes. Além disso, usuários podem gravar em uma única mídia Blu-ray uma quantidade de dados que exigiria várias mídias caso a gravação ocorresse em CDs ou DVDs. Neste artigo, você conhecerá as principais características do Blu-ray, entenderá como a tecnologia consegue armazenar tantos dados e conhecerá um pouco de sua história.
O que é Blu-Ray?
O Blu-ray é considerado a nova geração de mídias ópticas. Um formato desenvolvido para permitir gravação, regravação e reprodução de áudio e vídeo em alta definição, assim como armazenar grandes quantidades de dados. Seus criadores foram as empresas que formaram um consórcio chamado Blu-ray Disc Association (BDA) com marcas de peso como Apple, Dell, Hitachi, HP, JVC, LG, Mitsubishi, Panasonic, Pioneer, Philips, Samsung, Sharp, Sony, TDK e Thomson.
O nome Blu-ray dá pistas sobre outra característica deste padrão. A ideia inicial é a de que fosse adotado o termo “Blue-ray“, “raio azul” em inglês. Esse nome foi dado porque o feixe laser dos dispositivos responsáveis pela leitura dos discos é azul-violeta, ao contrário do CD e do DVD, onde o feixe é vermelho. Mas isso tem um bom motivo e mais à frente você saberá qual. A letra ‘e’ foi retirada da denominação porque a expressão “blue ray” é bastante utilizada, o que certamente impediria seu registro como uma marca. O nome completo para a mídia é Blu-ray Disc.
Diferença de uma mídia BD para o DVD tradicional
A primeira vista, os discos dessa nova geração em nada diferem de seus primos mais velhos, os CDs e DVDs. Têm o tamanho padrão de 12 cm de