ciclo de vida do produto
O estudo tem por objetivo mostrar o ciclo de vida de um produto em seus quatro estágios em específico a fase de declínio que ocorre quando as vendas e os lucros começam a cair, e as empresas tem que tomar a decisão de manter ou tirar o produto do mercado. Essa fase ocorre não necessariamente por uma estratégia errada da empresa e sim por mudança ambientais e tecnológicas. O objeto de estudo escolhido foi a evolução da mídia DVD para Blu-ray e HD DVD.
O Ciclo de Vida do Produto (CVP)
O Ciclo de Vida do Produto (CVP) pode ser considerado como a vida dos seres vivos. Um grande exemplo é uma árvore: uma semente é plantada (introdução); ela começa a brotar (crescimento); dela nasce folhas e se enraíza ao se tornar adulta (maturidade); depois de um longo período como um adulto a planta começa a murchar e morre (declínio).
Teoricamente o mesmo acontece a um produto. Depois do período de desenvolvimento ele é introduzido ou lançado no mercado; ele ganha mais e mais clientes ao longo do tempo; eventualmente o mercado se estabiliza e o produto se torna maduro; então depois de um tempo o produto se torna ultrapassado pelo desenvolvimento e introdução de competidores superiores, ele encara sua fase de declínio e é eventualmente retirado do mercado. Apesar disso, muitos produtos falham na fase introdutória, isso não é bom, pois o empresário não perde apenas o investimento em dinheiro, mais também perde tempo, e para a empresa, tempo é igual a dinheiro. Outros têm fases de maturidade muito cíclicas onde com o declínio têm o produto promovido para resgatar clientes.
Declínio
Nada mais é do que o período de forte queda nas vendas e no lucro. Este estágio pode ser causado por uma competição feroz, condições econômicas desfavorecidas, mudanças nas tendências ou outros fatos. Nos dias de hoje, isso se torna muito constante, pois há uma grande competição entre as empresas, querendo lançar mais e