Ciclo de Vida dos Produtos
RESUMO
Esse artigo baseia-se nas teorias do ciclo de vida do produto nas Micro e Pequenas Empresas, que podem divididos em quatro partes (introdução, crescimento, maturidade e declínio). Cada uma dessas fases merece atenção especial, para obter um bom desempenho, assim podendo diminuir os riscos de mortalidade das Micro e Pequenas Empresas. Dados e pesquisas mostram como é importante ter uma análise do ciclo de vida de produtos e serviços, dentro das Micro e Pequenas Empresas, visando melhorias, apontando dificuldades para obter o sucesso desejado dentro do mercado, cada dia mais competitivo. Utilizamos como base livros e publicações que abordam o tema do ciclo de vida dos produtos de fácil entendimento.
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas, ciclo de vida do produto, sucesso.
1) INTRODUÇÃO
A avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos é fundamental para as Micros e Pequenas Empresas que estão dispostas a expandir seu foco comercial, incorporando vários aspectos relacionados com a gestão de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde as fases de concepção, definição, produção, operação e obsolescência. Este artigo tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais para o sucesso no gerenciamento do produto, envolvendo um melhor desempenho.
O modelo de ciclo de vida do produto pode auxiliar na análise dos estágios de cada produto e orienta a estratégia que a empresa deve adotar para desenvolver novos produtos é manter vivo o negócio. Sendo assim, com o objetivo de maximizar os lucros da organização e o meio que se justifica a aquisição de novos produtos e o acompanhamento do desempenho dos mesmos no mercado.
2) CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS
Segundo IRIGARY; VIAN; NASSER; LIMA, (2006), é fundamental para as empresas acompanhar o ciclo de vida dos produtos, pois como todos seres vivos os produtos são concebidos, nascem, amadurecem e