Manual de Farmácia Hospitalar
Docentes:
Professora: Francimar Leão Torres
Período: 6°
MANUAL DE FARMACIA HOSPITALAR
INTRODUÇÃO
A Farmácia Hospitalar é o serviço do qual se executa assistência farmacêutica, que esta definida como: “O conjunto de procedimentos necessário à produção, prevenção e recuperação da saúde individual ou coletiva, centrada nos produtos farmacêuticos”.
A Farmácia Hospitalar, de acordo com a Resolução 208 do Conselho federal de Farmácia, é definida como “unidade hospitalar de assistência técnico-administrativa, dirigida por profissional farmacêutico, integrada funcional e hierarquicamente às atividades hospitalares”.
Os Serviços Farmacêuticos Hospitalares, regulamentados por diploma governamental, constituem uma estrutura importante dos cuidados desaúde dispensados em meio hospitalar.
O presente manual foi elaborado tendo em consideração as visitas técnicas as seguintes unidades farmacêuticas hospitalares: a Farmácia do Sistema de Atendimento de Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), a Nutrição Parenteral do Hospital das Clínicas e a Farmácia do Hospital do Câncer do Acre (Unacon).
Capitulo 1
Farmácia do Sistema de Atendimento de Saúde da Mulher e da Criança (SASMC)
1. DEFINIÇÃO, COMPETÊNCIAS E ORGANIZAÇÃO DOSSERVIÇOS FARMACÊUTICOS HOSPITALARES.
O Hospital da Criança não é um hospital de urgência e emergência. O espaço existe para tratamentos específicos e encaminhados previamente. A porta de entrada são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Também é referencia para atendimento de agressão sexual a crianças, adolescentes e mulheres.
O hospital possui 60 leitos normais, além de três de isolamento, quatro de semi-intensivo e dez de Unidade de Terapia