Fisiologia
O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular em animais com sistemas circulatórios fechados; formado por uma porção celular de natureza diversificada - pelos "elementos figurados" do sangue - que circula em suspensão em meio fluido, o plasma. O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.
O sangue é formado por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue, cada tipo com anatomia e funções próprias; essas imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células sanguíneas são classificadas em três grupos básicos: os leucócitos ou glóbulos brancos, que são células de defesa integrantes do sistema imunitário; os eritrócitos, glóbulos vermelhos ou hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea. • Hemograma
Hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente. O exame é requerido pelo profissional de saúde para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Um hemograma é constituído pela contagem das células brancas (leucócitos), células vermelhas (hemácias ou eritrócitos), hemoglobina (Hb), hematócrito (Ht), índices das células vermelhas e contagem de plaquetas.
• Leucócitos
Os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, são células do sistema imunológico que defendem o organismo contra materiais exteriores e doenças infecciosas. Existem vários tipos diferentes de leucócitos, mas todos são produzidos e derivam de uma célula na medula óssea chamada de células tronco hematopoiética. Leucócitos são encontrados por todo o corpo, incluindo sangue e sistema linfático.
No corpo humano de uma pessoa saudável existem entre 4 mil e 11 mil