Modelo delta
Atualmente a estrutura mais conhecida pelas organizações é a de baixo custo e diferenciação criada por Michael Porter. Mas, segundo Hax e Wilde há um novo modelo estratégico batizado como “Modelo Delta”, que seria baseado em três premissas: melhor produto, soluções para o cliente e lock-in do sistema. Esse modelo se baseia em uma estrutura diferente de negócios e apresenta processos de adaptação que podem ajudar os executivos a lidar com os novos desafios de complexidade, incerteza e mudanças.
1. Melhor produto: é o aprimoramento do produto ou serviço através de diferenciação ou preços baixos visando cativar clientes e desenvolver um relacionamento duradouro.
2. Soluções para o cliente: investir em parcerias e alianças com o cliente com o objetivo de satisfazer todas suas necessidades e trabalhar conjuntamente no desenvolvimento de produtos e serviços que complementem uma oferta ao cliente.
3. Lock-in do sistema: é estudar profundamente o aspecto global do relacionamento, observando todos os participantes envolvidos no sistema e que contribuem para a criação do valor econômico.
Posicionamento estratégico
Alcance: no nível de melhor produto utiliza de baixo custo e tem qualidades diferenciadas; nas soluções para o cliente é abrangente e procurar desenvolver seus produtos em conjunto com os clientes e no lock-in no sistema inclui características no produto conforme a empresa encontra posicionamento para estes.
Escala: avalia a participação do produto pelo mercado, pelo cliente e pela participação do complementar.
Laços de relacionamento: refere-se ao produto com características dominantes, nas soluções para o cliente age como aprendizado e personalização e no lock-in do sistema busca alcançar padrões próprios de diferenciação.
Processos de adaptação: da estratégia a execução
O Modelo Delta inicia-se com a escolha de posição estratégica diferenciada e depois exige a integração dos