Organização do marketing
As empresas precisam reorganizar seu negócio e marketing para acompanhar a globalização. Com o passar dos anos, o marketing evoluiu de um simples departamento de vendas para um complexo de atividades.
Dentro da empresa, deve-se planejar um departamento de marketing, e este, deve realizar análise, planejamento, implementação e controle.
Nas pequenas empresas, o marketing pode ser feito por uma única pessoa – pesquisa, venda, propaganda, serviço ao consumidor e outras atividades.
Já nas grandes empresas, surge um departamento de marketing para planejar e executar as atividades, repleto de especialistas.
A evolução dos departamentos de marketing, atravessam seis estágios, sendo eles:
1º Estágio = Simples Departamento de Vendas
A pequenas empresas possuem um diretor ou gerente que administra as vendas. Se a empresa necessitar de pesquisa ou propaganda, o diretor contrata alguém de fora.
2º Estágio = Departamento de Vendas com Funções Auxiliares de Marketing
Quando a empresa de expande, ela acrescenta ou fortalece certas funções do marketing. Exemplo: Se uma empresa do sul quer abrir uma filial no norte, o diretor de vendas contratará especialistas como gerente de pesquisa e propaganda, para cuidar da divulgação e exploração de necessidades naquela região. O diretor de vendas pode contratar um gerente de marketing para administrar todas essas funções.
3º Estágio = Departamento de Marketing Separados
Com o crescimento acelerado das empresas, aumentaram os investimentos em pesquisas de marketing, desenvolvimento de novos produtos, propaganda e promoção de vendas e serviços aos clientes.
Evidentemente, o presidente da empresa notará que é vantagem estabelecer um departamento de marketing separado e independente do diretor de vendas. O departamento de marketing será dirigido por um diretor de vendas. Logo, o setor de vendas e marketing são separados, porém trabalham em conjunto.
4º Estágio = Moderno