Plano de aula
O projeto pode nascer de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade.
A informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar, entre outras capacidades.
O trabalho com projetos é uma forma inovadora de se compreender o processo de ensino-aprendizagem, onde os alunos analisam os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência sociocultural, prevalecendo não a elaboração do projeto visando os conteúdos, mas sim a elaboração dos mesmos para valorizar a formação dos alunos.
A Pedagogia de Projetos é um caminho para transformar o espaço escolar em um espaço aberto à construção de aprendizagens significativas para todos que dele participam e principalmente mais próxima do aluno.
O plano de aula orienta a prática pedagógica do professor, é uma ferramenta que norteia seu trabalho, um plano de ação movido pela pesquisa e transformação do cotidiano da sala de aula, nele deve haver a identidade do professor unida à do aluno.
O plano de aula precisa ser compreendido como um processo coletivo e ferramenta de diálogo, pois é preciso que o professor considere também as reais condições de seu trabalho e as características do seu grupo de alunos.
Reelaborar o plano de aula ajustando as possibilidades de interação entre o pensar e o fazer em um movimento lúdico é a grande ferramenta do professor. Nesse processo, o professor terá a oportunidade de