Organização de sistemas diferenciados
ONGs
O presente trabalho tem como objetivo geral contribuir para o entendimento acerca da importância do terceiro setor para a sociedade e oferecer esclarecimentos acerca deste tema. Para tanto, elencamos os seguintes objetivos específicos: Pesquisar acerca do surgimento do terceiro setor, principais conceitos envolvendo a temática das ONGs a nível mundial; E estudar os principais elementos envolvendo os recursos financeiros, e sua correta destinação, a corrupção que ocorre nesse setor, a ajuda dos voluntários; Propor ações de responsabilidade social para empresas e para a sociedade.
Devido a não eficiência do poder público em atender as reais necessidades da população surge o terceiro setor buscando suprir as necessidades da sociedade, principalmente à dos mais carentes. Porém devido à falta de voluntários e o desvio de verbas que ocorrem em algumas ONGs, que recebem apoio do governo, é de forte interesse analisar a importância do terceiro setor para a sociedade. O que fazer para captar recursos, conquistar voluntariados, destinar recursos de forma adequada e eficiente, além de manter uma boa administração e gerar serviços necessários e eficientes de caráter público, é um grande desafio enfrentado por todo o setor. Entretanto, ter o apoio da sociedade e encontrar voluntários para solucionar tal problemática são comumente vistas pelas pessoas como uma forma de corrupção passando despercebidas oportunidades que ações de responsabilidade social preocupadas com o meio ambiente e com a sociedade em geral poderiam refletir na imagem de sua empresa e das pessoas que nestas organizações realizam trabalham.
O Terceiro Setor (ONGs) é constituído por organizações sociais sem fins lucrativos e não governamentais que têm como objetivo gerar serviços de caráter publico, composta pela sociedade civil, criadas e mantidas com ênfase na participação voluntária, dentro de um âmbito não governamental, praticando trabalho de caridade,