ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Com base em Chiavenato (2006)
As organizações bem-sucedidas estão se transformando em centros de aprendizagem, por isso recebem o nome de organizações de aprendizagem..
Aspectos que dão base a esse enfoque:
.recursos tradicionais são estáticos e inertes;
.conhecimento é a informação estruturada que tem valor para a organização;
.conhecimento conduz a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas, tecnologias e a novas formas de interação;
.conhecimento é criado e modificado pelas pessoas e obtido pela interação social;
.as organizações bem- sucedidas sabem motivar as pessoas a aprender e aplicar seus conhecimentos;
.a organização de conhecimento se baseia na gestão do conhecimento. O modelo orientador desse processo é dado por Peter Senge, por meio de muitas de suas cinco disciplinas de aprendizagem, publicadas em seu livro A quinta disciplina. São elas;
1. Domínio pessoal;
2. Modelos mensais;
3. Visão compartilhada;
4. Aprendizagem em equipes;
5. Pensamento sistêmico,
A EMERGÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Nem sempre o tradicional processo cíclico de treinamento é suficiente. Para enfrentar o mundo dos negócios em constante mudança e ebulição, a empresa precisa desenvolver sua capacidade de migrar e mudar estratégias, de criar e alavancar novas habilidades, atitudes e competências, de inovar incessantemente seus produtos e serviços, de melhorar seus processos e incrementar seu desempenho. (pág. 171)
A organização que aprende é a que desenvolve uma capacidade contínua de adaptação e mudança por meio do aprendizado. Esse processo sempre requer uma mudança comportamental e o desenvolvimento gradativo de competências individuais de uma maneira constante e contínua.
HBHJBHJBUIHUIHUIHUIJKKJHJHJGJUGUJGJKHJKKJLKJKKKKKKKKKKKKKKKK-
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKHH-
HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU-