FICHAMENTO DO MANUAL DE TÉCNICAS EM TERAPIA COGNITIVA - CAPÍTULOS 4, 5 E 6
Livro: Manual de Técnicas em Terapia Cognitiva
Autor: Rian E. Mcmullin
ALUNA: ANDRÉA C FELIX
Introdução
A seção de técnicas de oposição esta subdividida em três capítulos, cada um descrevendo um tipo de oposição. Os capítulos 4 e 5, sobre oposição intensa e leve, respectivamente, descrevem técnicas que associam estados emocionais a cognições, buscando mudança comportamental. A oposição intensa lida com emoções assertivas; a oposição leve diz respeito as mais passivas. No capitulo 6, que trata da oposição objetiva, descreve-se técnicas que procuram desconectar a emoção da modificação de crenças.
Capitulo 4
Técnicas de Oposição: Intensas
Princípios Denomina-se de opositores intensos aquelas cognições que vão contra os pensamentos. Uma oposição intensa pode ser uma única palavra (“Absurdo!”), uma frase (“não é verdade!”), uma sentença (“Ninguém, aqui nesta festa, importa-se se eu sou um bom contador de piadas”), ou um posicionamento de caráter fisiológico (“Meu propósito, na vida, não é agradar ao maior numero de pessoas possível, mais sim desenvolver meu próprio potencial, mesmo que os outros desaprovem”). A oposição intensa ideal é aquela traz consigo toda uma hierarquia de valores, percepções e experiências, e expulsa o pensamento irracional na direção oposta. Frases curtas ou motes, quando associadas a uma contra filosofia, podem ser úteis não por ter o poder de superar o irracional, mas por lembrarem muito mais rapidamente a filosofia em questão. A terapia pode auxiliar o paciente a formular opositores que se baseiam nesse pressuposto.
Técnicas:
Contra-Ataque - Além de ser um processo emocional, a oposição intensa é também um processo intelectual. Aos terapeutas é possível parear emoções com crenças e usar as fortes emoções do paciente para modificar crenças, diretamente. O sucesso de uma estratégia de contra-ataque depende da intensidade da emoção investida pelo paciente. É útil encorajar o paciente a sentir raiva antes de