Organização da Informação
Um dispositivo de informação emite estímulos que podem ter ou não significado para o receptor. A organização irá depender de várias características desses estímulos.
Capacidade de canal
Esse conceito é aplicado em dois tipos de situações:
* Primeiramente, refere-se a uma determinada dimensão de estímulo (audição, visão). Cada canal tem um limite superior, representado pela quantidade de informações que pode ser recebida nesse canal.
* O segundo conceito está ligado a esse limite superior da quantidade de informações que pode ser recebida e processada pela pessoa, considerando os diversos estímulos que ela possa perceber em um intervalo de tempo.
Sinais simultâneos
Sinais simultâneos ocorrem quando o operador deve, ao mesmo tempo, dividir sua atenção entre dois ou mais estímulos relevantes. Ao ocorrerem, em geral, há interferência de um canal sobre outro, chamamos isso de mascaramento. Assim, cada canal perde um pouco sua capacidade de percepção. Quando, no trabalho, esses sinais forem inevitáveis, é recomendado que fosse estabelecido um critério de prioridade às informações mais importantes.
Sinais Redundantes
Sinais redundantes ocorrem quando são apresentados estímulos por dois ou mais canais diferentes para o mesmo propósito. Um canal confirma o que está sendo informado no outro, ou também um serve de alerta para o que o outro virá a informar.
Ruído
É um estímulo desagradável que pode atrapalhar a percepção do sinal. Entretanto, um som pode ser considerado agradável por uma pessoa e desagradável (ruído) para outra. O termo ruído é associado à audição, mas pode ser associado a qualquer tipo de sinal que atrapalhe a percepção.
Julgamento absoluto e relativo
A discriminação de um estímulo pode ser feita de forma absoluta ou relativa.
* Julgamento absoluto: é feito isoladamente, sem comparações. Geralmente ocorrem no ambiente de trabalho. A quantidade de discriminações que