A seguranca da informacao na organizacao
A Segurança da Informação vem ganhando cada vez mais espaço e importância nas empresas ou organizações, o seu princípio considera as informações e as pessoas como seus principais activos, com o avanço da tecnologia e com a grande competitividade do mercado é cada vez mais importante para uma organização investir em um sistema de informação seguro e políticas claras de segurança da informação, independente do seu porte e de suas colocações no mercado.
Com a segurança da informação na organização, vamos ainda abordar sobre o conceito da segurança da informação, políticas da segurança da informação, mecanismo de segurança, ameaças à segurança, e os níveis de segurança da informação na organização etc.
Conceito de segurança da informação na organização Desde o início da vida humana, pode-se dizer que sempre houve a preocupação com as informações e com o conhecimento que são passados por elas, sejam elas com os diversos objectivos e contextos, antes de Cristo, o homem utilizava técnicas para deixar registos nas cavernas, logo depois foram se criando formas de escritas e representação das ideias para fins diversos, mas principalmente com o objectivo de transportar uma informação e registá-la.
Actualmente a informação pode ser considerada como um dos activos mais importantes de uma empresa ou organização, segundo a concepção de “Resende”, a informação nos dias de hoje tem um valor significativo dentro de uma organização, representando muitas vezes a base para manter recursos financeiros e seus activos em actividade.
Os activos de uma empresa ou organização são todos os bens que a empresa possui no momento, tais como: mercadorias, caixa, máquinas, dados, dinheiro, informações e até seus funcionários.
A segurança da informação está relacionada com protecção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização.
As características básicas da segurança da