A customização em sistemas ERP e a segurança da informação dentro da organização.
MBA em Gestão em Tecnologia da Informação
Belo Horizonte – Faculdade de Négocios
MÓDULO B
Marcelo Ramillo
Ricardo Andrade
RA: 2256611056
Ricardo Andrade
A customização em sistemas ERP e a segurança da informação dentro da organização.
Belo Horizonte
Outubro / 2013
Sumário
Sumário 2
INTRODUÇÃO 2
INTRODUÇÃO
O trabalho proposto consiste em três etapas, sendo que a primeira é apresentar as definições de um sistema ERP (Enterprise Resource Plaining), bem como as vantagens e desvantagens na customização de módulo ERP.
A segunda consiste sobre como resolver o ataque DOS (Denial of Service) sofrido, sendo quais os procedimentos que serão adotados para combater esse tipo de ataque e suas prevenções.
A terceira sobre as medidas legais que serão adotadas em relação ao responsável desse ataque, este que era um ex-funcionário da empresa em questão. Ao final do trabalho conclui-se que a escolha de customizar módulos ERP pode gerar riscos, no entanto é vantajosa para a empresa e para o cliente se houver o investimento correto e o plano do projeto for bem executado. Sobre o ataque DOS (Denial of Service) sofrido, ainda não existe uma solução 100% segura com a tecnologia atual, mas existem medidas que diminuem os riscos. Em relação ao autor do ataque, medidas legais serão aplicadas de acordo com a legislação atual.
1 ADAPTAR OU NÃO OS MÓDULOS ERP AO PROCESSO DE NEGÓCIO DO CLIENTE
Sistema ERP (Enterprise Resource Plaining) é um sistema de software com funções integradas aos processos de negócios principais de uma empresa, como exemplo produção, distribuição, vendas, financeiro e recursos humanos. Cada uma dessas funções de negócio se desdobra em uma série de outras funcionalidades como, por exemplo, área de finanças, contabilidade e ativos, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, custo de produtos, analises de rentabilidade, etc.
A integração de