ERP - ENTERPISE
Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
Curso de Ciência da Computação
Luís romário rocha de Carvalho thayna da silva evangelho
ERP E SUA IMPLANTAÇÃO EM EMPRESAS
Petrolina
2014
ERP e sua Implantação em Empresas
Resumo: Os sistemas ERP´s são conhecidos por proporcionar a organização controle e rapidez em trabalhar com os dados, pois os mesmos possibilitam a integração de toda a empresa e suas diversas áreas em uma base de dados única e previamente definida. No Brasil, sua popularização teve inicio na década de 90 e sua utilização ainda é abrangente atualmente. O objetivo do artigo, através do método de pesquisas bibliográficas, é apresentar o sistema ERP, suas principais vantagens e desvantagens, assim como destacar a importância do comprometimento de toda a organização com a implantação de um novo sistema de tecnologia da informação e quais são as principais ações que a organização deve executar para facilitar esse processo de mudanças e evitar possíveis falhas decorrentes do processo.
Palavras-Chave: Sistema ERP. Vantagens. Aplicações.
O sistema ERP – Enterprise Resources Planning, traduzido para o português significa o planejamento de recursos da Corporação, e representa um pacote de ferramentas que integra todos os departamentos da empresa.
O ERP também é conhecido como o estágio mais avançado dos sistemas chamados MRP – Manufacturing Requeriment Planning – Planejamento das Necessidades dos materiais - e, posteriormente, o MRP I – Manufacturing Resource Planning – Planejamento dos Recursos de Fabricação - que adiciona novas funções ao MRP. Esta ferramenta, o ERP, vem sido utilizada amplamente pelas empresas devido aos seus benefícios. Muitas o adotam com a finalidade de melhorar seus processos.
Os ERP´s possuem módulos integrados