Organização de informação
À escala das organizações, a informação é um fator decisivo na gestão por ser um recurso importante e indispensável tanto no contexto interno como no relacionamento com o exterior. Quanto mais fiável, oportuna e exaustiva for essa informação, mais coesa será a empresa e maior será o seu potencial de resposta às solicitações da concorrência. Alcançar este objetivo depende, em grande parte, do reconhecimento da importância da informação e do aproveitamento das oportunidades oferecidas pela tecnologia para orientarem os problemas enraizados da informação.
A revolução da Informação exige, assim, mudanças profundas no modo como vemos a sociedade na organização e sua estrutura, o que se traduz num grande desafio: aproveitar as oportunidades, dominando os riscos inerentes ou submeter-se aos riscos com todas as incertezas que acarretam.
Na chamada Sociedade de Informação, esta possui um efeito multiplicador que dinamizará todos os sectores da economia, constituindo, por sua vez, a força motora do desenvolvimento político, econômico, social, cultural e tecnológico. O acesso à informação e a capacidade de, a partir desta, extrair e aplicar conhecimentos são vitais para o aumento da capacidade concorrência e o desenvolvimento das atividades.
Informação
A informação assume hoje em dia uma nova importância crescente. Esta torna-se fundamental a nível da empresa na descoberta e introdução de novas tecnologias, explorando as oportunidades de investimento e ainda na planificação de toda atividade industrial. A gestão de Sistemas de Informação e a sua inserção na estratégia empresarial que são um fator de chaves na criação de valor acrescentado e das vantagens competitivas para a empresa. Se, por um lado, ajuda a detetar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, por outro, ajudam a defende-la de ameaças provenientes da concorrência.
A informação é de todo o esclarecimento, seja em que domínio for, que se possa prestar a