Organização da didática
CONCEITUAIS (saber): fatos conceitos princípios
PROCEDIMENTAIS (saber fazer): técnicas, métodos, habilidades,...
ATITUDINAIS (saber ser) (saber conviver): competências, valores, normas, atitudes.
CONTEÚDO CONCEITUAL
(SABER)
Trata-se de atividades complexas que provocam um verdadeiro processo de elaboração e construção pessoal do conceito. Atividades experimentais que favoreçam que os novos conteúdos de aprendizagem se relacionem substantivamente com os conhecimentos prévios; atividades que promovam uma forte atividade mental que favoreça estas relações; atividades que outorguem significado e funcionalidade aos novos conceitos e princípios; atividades que suponham um desafio ajustado às possibilidades reais, etc. Trata-se sempre de atividades que favoreçam a compreensão do conceito a fim de utilizá-lo para a interpretação ou o conhecimento de situações, ou para a construção de outras idéias.
Identificar – tornar igual, fazer-se reconhecer.
Classificar – distribuir em classes e nos respectivos grupos de acordo com um sistema ou método, determinar em que classe, ordem, família, gênero ou espécie pertence, arrumar. Descrever – representar alguém ou algo por escrito ou mesmo oralmente no seu todo ou em detalhes. Contar detalhes, fornecer uma descrição objetiva, sistemática e abrangente da estrutura de uma língua.
Comparar – relacionar coisas animadas ou inanimadas, concretas ou abstratas, para procurar as relações de semelhança ou de disparidade que entre elas existam, equiparar.
Conhecer – perceber e incorporar a memória (algo), ficar sabendo, adquirir informação, tomar ou ter consciência.
Explicar – tornar claro, inteligível, fazer entender, expor, explanar, ensinar, esclarecer, solucionar. Comentar – tornar inteligível ou interpretar por meio de comentário escrito ou falado, conversar sobre, discutir a cerca de fazer uma apreciação crítica.
Interpretar – determinar o significado preciso de adivinhar a