CRÍTICA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA DIDÁTICA
“A tarefa de desenvolvimento da teoria pedagógica deverá envolver pesquisas com pedagogos, especialistas em várias disciplinas que servem de referencia à pedagogia e metodólogos, preocupados em desenvolver o ensino de conteúdos específicos preocupados em desenvolver o ensino de conteúdos específicos.” (pag. 92).
Teoria
“A teoria pedagógica, como vimos, procura as regularidades subjacentes ao trabalho pedagógico, com o apoio das disciplinas que mantem estreita ligação com o fenômeno educacional e com base nas metodologias especificas”. (pag.93).
“O termo teoria tem suas vantagens sobre o conceito de “didática geral”. [...] Sua contrapartida é a prática pedagógica, sem a qual deixa de ser teoria e converte-se em pura abstração. Teoria também sugere “princípios norteadores” sujeitos a revisão constante, em virtude do próprio avanço da ciência pedagógica.” (pag. 93).
Teoria educacional e teoria pedagógica
“A teoria educacional formula uma concepção de educação apoiada em um projeto histórico e discute as relações entre educação e sociedade em seu desenvolvimento; que tipo de homem se quer formar os fins da educação. Uma teoria pedagógica, por oposição, trata do “trabalho pedagógico”, formulando princípios norteadores. Dessa forma, inclui a própria didática.” (pag.93).
“Didática é um termo que deve ser subsumido ao de Organização do trabalho Pedagógico entendendo-se, este último, em dois níveis: a) como trabalho pedagógico, costuma desenvolver-se predominantemente em sala de aula e b) como organização global do trabalho pedagógico da escola, como projeto político pedagógico da escola.” (pag.94).
Objetivos/avaliação da escola (função social)
“Objetivos e avaliação são categorias que se opõe em sua unidade. Os objetivos demarcam o momento final da objetivação/apropriação. A avaliação é um momento real, concreto e, com seus resultados, permite que o aluno se confronte com o momento final idealizado, antes,